4 DE SETEMBRO DE 2012 em NOTÍCIAS
Durante a cerimônia, com muitos aplausos, sorrisos e emoções, alunos da Secretaria de Educação do Distrito Federal receberam homenagem, por suas colocações no 1º Concurso Estudantil Brasília de Literatura.
Participar é bom, mas vencer é melhor ainda
Na categoria Conto/Crônica, para o Ensino Fundamental, o terceiro lugar ficou para a estudante Beatriz Cândido Ribeiro, que cursa o 8º ano, no Centro de Ensino Fundamental 26 de Ceilândia. Com o conto, “Ouro no Lixo?”, que conta a história de um menino que encontra um livro no lixo, a jovem Beatriz quis mostrar que quem quer, realmente, ler, consegue, basta desejar. “Não há empecilhos, para quem quer ler”. A estudante entrou no concurso para ganhar e não ficou surpresa quando viu sua colocação. “Eu gostei demais do conto que escrevi e assim eu esperava ganhar, eu entrei para ganhar”.
A professora de Beatriz, Vitória Régia de Oliveira Pires, não mediu esforços para inscrever e estimular seus meu ip alunos. Vitória leciona há dez anos na rede pública e é a primeira vez que consegue levar um de seus alunos ao ranking de vencedores. “Já obtive outros prêmios, com alunos de escolas particulares, mas esta conquista me faz reafirmar que na rede pública, há estudantes super capazes, basta estimularmos”. A professora disse que a participação instiga a criatividade. “O prêmio é um estímulo, mas o que o aluno ganha de aprendizado, vai além de qualquer objeto ou valor em dinheiro”.
O educador Adriano Batista de Araújo, vice-diretor, do CEF 26 de Ceilândia, afirmou, com um grande sorriso estampado no rosto, que o prêmio, é a realização de um sonho. “É um grande orgulho, pois mostramos que na rede pública é possível formamos leitores”. O vice-diretor disse que a dedicação e o apoio da professora Vitória foi fundamental para a conquista do prêmio. “O empenho da professora justifica o resultado, pois além da terceira colocação para o ensino fundamental, classificamos outros alunos da escola”.